terça-feira, 14 de junho de 2011

Terca literaria

menina+que+roubava+livros,+aLivro: A menina que roubava livros                                       
Autor: Markus Zusak
Traducao: Vera Ribeiro
Editora: Intriseca
Mais informacoes aqui.

"A menina que roubava livros, roubou meu sono!"

Esse livro quase completou 2 aniversarios aqui em casa. Nao sei por qual motivo, eu nao me interessei por ele, e ele foi ficando, ficando e ficou. Ate que fim de marco acabei um livro sobre educacao e queria relaxar um pouco (ler outras coisas que nao fossem relacionadas a crianca, maternidade e educacao), lembrei-me desse livro e comecei.

Comecei lendo as contra capas (ta certo isso, que horrivel) e ja comecei a me arrepender, achei que nao daria conta de ler... por varios motivos. Porem prossegui, foi o melhor que eu fiz.

Apesar da dificuldade do comeco, me envolvi tanto com a historia que no primeiro dia li 50 paginas. O livro e' grande, grosso, tem quase 500 paginas. Confesso que chorei (muito), mas tambem ri e me diverti,  quero deixar aqui registrado algumas partes, que para mim foram muito marcantes.

Ah! Sobre a historia: o livro conta a historia de uma menina que vai para uma cidade da Alemanha, naquela epoca boa do Sr. Hittler e vive momentos marcantes da sua infancia, com a familia que a "acolhe". Em meio ao medo dos bombardeios/ da guerra e do que poderia acontecer no futuro, ela encontra conforto nos livros, nas historias e num porao.

Para quem gosta de livros que falam sobre momentos historios ou historias reais, esse e' o livro. Tem algumas palavras, que nao fazem parte do nosso cotidiano, mas isso nos instiga a ir atras do significao (gosto muito disso). Por exemplo: fetido, esfaimado, arquejos amarfanhados, fenigue, pruriente... entre outras que depois parei de anotar.

E' interessante perceber a relacao da menina com o pai, que e' mais forte do que com a mae, e como ela aprendeu a ler:
"aderindo a tradicao de circular as palavras que nao conhecia e escreve-las"
Apesar da sua pouca idade, a maturidade que a menina demonstra em varios momentos, e' algo encantador. Fiquei pensando no quanto a dor muitas vezes no fortalece e faz crescer.

Deixo-os com algumas frases do livro:

"A unica coisa pior do que um menino que detesta a gente:
Um menino que ama a gente " (Liesel, pag.49)
"Quando comeco a pensar desse jeito, fico inteiramente exausta e nao tenho o luxo de me entregar a fadiga" (Narradora, pag. 306)
"A competencia era atraente" (Liesel, pag. 311)
"Pode alguem roubar a felicidade? Ou sera que ela e' apenas mais um infernal truque interno dos humanos?" (Liesel, pag. 323)
"... mais uma prova de como o ser humano e' contraditorio. Um punhado de bem, um punhado de mal. E' so' misturar com agua" (nao lembro quem disse isso, nem onde, mas desconfio que foi a Narradora!)
Assim comeco a contar os livros que ja consegui ler esse ano, no total foram 4 e estou no quinto, quase alcancando minha meta (1 livro por mes). E a menina roubadora de livros retornara a sua dona, senao ninguem me empresta mais livro nenhum.

Terca literaria, aqui vou eu!
E voces estao lendo algo e gostariam de me indicar... se eu conseguir por aqui... lerei com certeza!

4 comentários:

  1. adoro emprestar livros, gra, entao fique a vontade pra pescar um meu! ; )

    ResponderExcluir
  2. Helo muito obrigada pela oferta!
    Falo com voce por email e ai aproveitamos e marcamos aquele cafe.
    Gra

    ResponderExcluir
  3. Oii Gra!!

    Ainda não li esse livro. Então não li seu post todo, não quero ler um possível spoiler... rs

    Mas o primeiro paragrafo já me deixou com vontade de ler. Já comecei, mas o Pedro era recém nascido e não consegui embarcar. Acho que agora posso pegar outra vez.

    Obrigada pela dica.

    Meu post dessa semana é sobre os livros do Harry Potter. Dá uma olhada na postagem também!!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gra!

    Ontem finalizei este maravilhoso livro e,graças a sua dica...Simplesmente amei!Há muito tempo não me emocionava tanto com uma leitura!! bj!

    Rose Parisi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails