quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tirando as fraldas - post comecado em 06/08/2009


O desfralde
Acredito que esse seja um momento tao especial e dificil (ao mesmo) tempo, como todos os outros na vida de uma crianca (e do adulto tambem!).

O Nicolas esta quase completando 22 meses, ou seja em pouco mais de 2 meses, completara 2 anos e ja estava na hora de comecar a fazer o "training" do piniquinho.

Na verdade ja havia comecado esse processo (bem lentamente) faz tempo, como? Todas as vezes que eu ia ao banheiro, ele ia junto e brincavamos com o vaso sanitario (por ex. ele levantava a tampa para eu sentar, apertava a descarga no final e lavava as maos comigo - parte que ele mais gostava), mas ai no meio do camimho, mudamos e comecar a tirar a fralda, acredito eu, que tenha que acontecer em um momento de tranquilidade para todos. Esperei mais um pouco e agora depois de um mes que mudamos, comecei o "training" de verdade. E esta sendo assim:

- ele ganhou o piniquinho de uma amiga (o piniquinho era do filho dela);
- ele ja viu o filho da minha amiga fazendo xixi (e ficou super animado);
- brinquei com ele de sentar no pinico, de fralda mesmo, colocamos todos os bichinhos dele para fazer xixi no pinico (o ratinho, macaco e a joaninha);
- ha uma semana comecei a deixa-lo sem fralda em casa (esta calor e isso ajuda muito), mas so escapava e quando eu sentava ele no pinico ele nao fazia, deixei;
- terca-feira (04/ 07) ele fez um xixi (zinho) no pinico, eu e o Paulo fizemos a maior festa, batemos palmas, demos muitos beijos e dissemos que ele ja estava grande como o amigo, que ja nao precisava mais de fralda e que poderia usar o pinico sempre que quisesse (nada forcado!), ele ficou todo feliz, sorriu ate e eu dei um adesivo para ele, que pregou-o na camiseta;
- ontem (quarta-feira 05/ 07) ele fez 2 xixis no pinico e sugeri que colassemos os adesivos/ selinhos num papel. Penduramos o papel na comoda dele (ele que escolheu o lugar)e la ficaram os selinhos, que ele escolheu de uma cartela;
- hoje (quinta-feira 06/07) ele fez varios xixis e 2 cocos no pinico. Imagina a minha alegria... e foi todo o ritual, sentar, ler livrinho, fazer xixi, ver o xixi, dar tchau para o xixi, limpar o pinico, lavar a mao e ir escolher o selinho. Facil nao e', mas se tudo continuar bem, acredito que ate os 2 anos, o Nicolas ja estara desfraldado. Hoje saimos ate para a rua, sem fralda, levei o pinico, roupa para trocar e fralda, mas ele nao quis fazer, perguntei umas 2 vezes e fiquei na minha.

Nao me angustiei, nao fiquei preocupada se iria escapar xixi ou nao, caso acontecesse, aconteceu, acidentes acontecem e pronto. Seguiremos firmes e fortes estimulando e incentivando nosso pequeno nessa nova conquista de independencia.

xxx

Passado quase 2 meses que eu comecei a escrever esse post, volto aqui para dizer que o Nicolas esta sem fralda. Que alegria e pelo meu relato acima acho que da para perceber que tudo aconteceu no tempo dele, nao no nosso, o que e' muito importante.

Depois que deixei ele sem fralda, nao voltei a coloca-la, banquei as escapadas e continuei encorajando-o, nao queria que ele tivesse sinais diferentes e se confundisse.

Para que eu nao enlouqueca, comprei mais cuecas, estou lavando roupa com mais frequencia, levo mais trocas de roupas quando saimos e compramos um adaptador para o vaso sanitario, que esta sendo bem usado.

Nao publiquei esse post antes, pois queria tirar foto do cartaz com os adesivos do Nicolas e de um livro que achou muito, porem como ainda nao consegui, vou publica-lo assim mesmo e depois volto e edito.

Abaixo umas fotos, que comprovam a alegria dele por nao usar mais fralda.


4 comentários:

  1. Grazi, adorei o post! Achei muito lega a forma como vc incentivou o desfralde e o Nicolas, realmente, demonstrou que era a hora dele! A sua experiencia ja me serve de dica para quando chegar a minha vez aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gra!!!!!!

    Que maravilha, hein!
    E parabéns pelo Nicolas, já é um menininho usando cuequinhas!
    E ele tá um charme no troninho. Coisa mais querida!

    Beijos,
    Pri e Bia

    ResponderExcluir
  3. Viajei no tempo agora...que passa muito rápido, mas nem tanto prá quem vive e vivencia com verdade e inteireza essa aventura de cuidar de filhos.
    E olha, tudo já está dando certo prá ti.

    ResponderExcluir
  4. Que vitoria, Gra! Vou anotar as dicas pra quando chegar a hora do meu (o que vai demorar muito ainda!). E as fotos do Nicolas estao demais, muito lindo e maroto!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails